ORÇAMENTO BASE ZERO

ORÇAMENTO BASE ZERO

SERVE PARA ajustar o orçamento e reduzir custos.

É ÚTIL PORQUE ajuda o empresário a conhecer os principais gastos, estabelecer metas de corte
e priorizar os custos fundamentais para o funcionamento do negócio.

INFORMAÇÕES AO EMPREENDEDOR

Não é possível dar o devido crédito ao autor da frase “custos são como unhas, devem ser cortados toda semana”, mas isso virou mantra de vários empreendedores bem-sucedidos no Brasil e no exterior. Se você é empreendedor, também deveria assumi-la como sua.

Você já deve ter lido sobre empresas valorizando cada vez mais colaboradores com “visão de dono”. Neste sentido, “dono” está associado mais à redução de custos1 no dia a dia do que a uma ideia mirabolante de aumento da receita. O dono da empresa não deixa uma lâmpada ligada desnecessariamente e pensa duas vezes antes de imprimir algo.

De todos os empreendedores obcecados pela redução de custos, talvez nenhum consiga se igualar ao lendário Sam Walton. Alguns afirmam que ele preferiu batizar sua empresa de Wal-Mart, em vez de Walton-Mart, para economizar no letreiro. Ele e toda a diretoria só viajavam de classe econômica e ficavam em hotéis baratos. Uma das habilidades das quais mais se orgulhava era embalar um produto utilizando pouca fita e mesmo assim deixá-lo bonito.

Mesmo sabendo do incessante crescimento dos gastos em suas organizações e da necessidade de cortá-los, muitos empreendedores entram em estado de letargia quando o assunto é corte de custos. Não foram preparados para isso e muitos nem sabem por onde começar.

SOBRE A FERRAMENTA
O conceito de Orçamento Base-Zero (OBZ) é creditado a Peter Phyrr, que o implementou na Texas Instruments na década de 1960, publicando os resultados na Harvard Business Review, em 1970. Alguns especialistas comentam que o termo ideal seria orçamento base-mínima ou orçamento de priorização dos recursos.

COMO USAR
1. Imagine começar sua empresa atual do “zero”. Liste, em uma planilha, as atividades principais mínimas necessárias para ela funcionar (limiares). Vamos chamar estas atividades principais de “unidades orçamentárias”. Uma empresa que está começando pode trabalhar inicialmente só com três unidades orçamentárias: vendas, produção e administração. Assim, liste quais seriam as atividades mínimas para a empresa produzir, vender e ter suas atividades administradas.
2. Avalie os riscos de cada atividade caso a empresa operasse nestes níveis mínimos.
3. Agora, faça uma lista adicional com as atividades críticas necessárias para que a empresa consiga realizar sua estratégia (atingir as metas). Em outras palavras, além das atividades mínimas, a empresa deveria ter outras atividades para garantir um nível adequado de qualidade ou segurança, por exemplo.
4. Crie uma “torre de atividades” priorizando as atividades mínimas (mesmo entre estas atividades, é possível criar um sistema de priorização) e depois as atividades críticas necessárias para concretizar a estratégia.
5. As atividades mínimas para o funcionamento do negócio ficarão na base da torre e constituem uma “faixa” de alta prioridade de realização.
6. As atividades críticas vêm logo em seguida e constituem uma “faixa” de questionamentos e análises.
7. É bem provável que sobrem atividades para serem “empilhadas”. Estas se situam no topo e constituem a “faixa” de atividades de baixa (ou nenhuma) prioridade.
Esta é uma abordagem lógica para classificação e priorização de custos, para que o empreendedor reflita a respeito dos custos prioritários, estratégicos e desnecessários. Não se trata de uma ferramenta interativa, mas esse raciocínio pode ser simulado por meio de uma planilha.

.:DICAS

Sem excesso de peso
A comparação com a mala de viagem pode ajudar no entendimento do OBZ. Se você vai para a praia, para que levar cachecol e luvas? Muitas empresas carregam custos na bagagem sem necessidade.

Dá trabalho, mas vale a pena
A ideia original e defendida pela maioria dos consultores de OBZ é que a ferramenta é complexa e dá muito trabalho para ser executada adequadamente, tanto que é recomendada para grandes empresas, e deve ser aplicada só de vez em quando. Mas a lógica do OBZ aplicada em empresas de menor porte, por serem menos complexas e em geral com uma única estrutura de comando (o dono), pode torná-las mais enxutas e ágeis, desde que a empresa tenha uma estratégia clara e o desejo real de ser mais competitiva. Reflexões anuais sobre quais custos são essenciais, estratégicos e não prioritários podem ajudar no desenvolvimento de uma empresa saudável, livre de saídas de caixa desnecessárias.

Tudo é relativo
Todas as atividades e custos da empresa devem ser questionados. Mesmo atividades/custos que pareçam essenciais podem ser considerados desnecessários sob uma perspectiva estratégica. No passado, empresas se orgulhavam de ter “sedes próprias” ou “fábricas”. Atualmente, há empresas “virtuais” e uma ampla oferta de terceirização de produção. O desafio de qualquer empreendedor é ter a menor despesa possível e garantir o padrão para atingir as metas.

Cortar custos não é como cortar pão
A lógica do OBZ deve evitar cortes gerais em uma mesma proporção, algo como reduzir em 5% as despesas de marketing. Em algumas atividades essenciais, as despesas de marketing podem até ser elevadas, enquanto em outras consideradas de baixa prioridade ou desnecessárias, devem ser totalmente eliminadas.

Parente não deve ser serpente
Qualquer custo relacionado a parentes ou amigos que trabalham na empresa deve ser meramente essencial e estratégico. É preciso ser imparcial para definir os limiares, ter capacidade analítica para estipular os custos estratégicos e profissionalismo para definir os custos não prioritários e desnecessários.

Peça opiniões
Para ajudar na análise dos custos, uma opinião externa e especializada de um consultor pode ajudar a tornar a empresa mais profissional e enxuta sem perder o foco estratégico.

Em time que está ganhando, se mexe, sim
É natural que as empresas pensem em reduzir custos em situações de desespero financeiro. Assim como tendemos a fazer dieta depois de um susto no exame de colesterol, diabetes ou sobre a balança. Mas empresas saudáveis podem se tornar ainda melhores se evitarem saídas desnecessárias de caixa. O uso do OBZ é bastante comum por investidores de capital de risco (principalmente private equity) que adquirem uma empresa atraente e com alto potencial de criação de valor pela redução de custos, o que pode gerar aumentos consideráveis do fluxo líquido de caixa sem uma grande expansão nas receitas no curto prazo.

A Eight Consultoria é uma empresa de consultoria empresarial que ajuda as empresas a crescer e alcançar seus objetivos. Oferecemos uma ampla gama de serviços, incluindo:

Consultoria de gestão
Consultoria financeira
Consultoria tributária
Consultoria de marketing
Consultoria de vendas
Consultoria de recursos humanos
Consultoria de processos
Consultoria de qualidade
Consultoria de inovação

Temos uma equipe de consultores experientes e qualificados que podem ajudá-lo a melhorar a eficiência e a produtividade de sua empresa, reduzir custos, aumentar as vendas e melhorar a satisfação do cliente.

Se você está procurando uma empresa de consultoria empresarial que pode ajudá-lo a crescer, entre em contato conosco hoje mesmo. Teremos o prazer de ajudá-lo a alcançar seus objetivos.

Alguns dos benefícios de trabalhar com a Eight Consultoria incluem:

1. Acesso a uma equipe de consultores experientes e qualificados
2. Acesso a uma ampla base de benchmarking de mercado
3. Soluções personalizadas para atender às suas necessidades específicas
4. Um plano de ação abrangente para ajudar você a alcançar seus objetivos
5. Suporte contínuo para garantir o seu sucesso

Se você está interessado em saber mais sobre como a Eight Consultoria pode ajudar sua empresa a crescer, entre em contato conosco hoje mesmo. Teremos o prazer de marcar uma reunião para discutir suas necessidades específicas.

Entre em contato com a Eight Consultoria hoje mesmo e comece a jornada para a excelência operacional.

A Eight Consultoria é uma empresa de ação e resultado!
Fale com quem realmente entende de geração de caixa e perpetuação dos negócios!

(31) 2581.1895
(11) 9 9919.1009
contato@eightconsultoria.com

 

Ficamos agradecidos e honrados por sermos eleitos como a consultoria com as melhores soluções de Gestão e Governança Corporativa do Brasil em 2022 pela Wealth and Finance International

Gestão e Governança Corporativa – Eight Consultoria

Gestão e Governança Corporativa - Eight Consultoria

Rua Ministo Orozimbo Nonato, 442 Vila da Serra
Nova Lima, Minas Gerais 34006-053
Brasil
Telefone: (31) 2581-1895
Telefone secundário: (11) 9 9919.1009
Email: contato@eightconsultoria.com
URL: https://www.eightconsultoria.com/
DomingoFechado
Segunda08:00 - 19:00
Terça08:00 - 19:00
Quarta08:00 - 19:00
Quinta08:00 - 19:00
Sexta08:00 - 19:00
SábadoFechado

Postagens Recentes

  • Gestão da Diversidade Geracional nas Empresas Familiares

Gestão da Diversidade Geracional nas Empresas Familiares

As empresas familiares enfrentam desafios únicos, e a gestão da diversidade geracional emergiu como uma…

  • Orçamento Base Zero: Uma Abordagem Estratégica para a Gestão Financeira

Orçamento Base Zero: Uma Abordagem Estratégica para a Gestão Financeira

O #OBZ é uma metodologia de gestão financeira que difere significativamente dos métodos tradicionais de gestão orçamentária. Nessa abordagem, todas as despesas devem ser reavaliadas a cada ciclo orçamentário, e cada…