Consultoria em Estratégia: O que é e por que contratar

Consultoria em Estratégia: O que é e por que contratar

Montar o planejamento estratégico de uma empresa é como calcular uma rota em um GPS. Esse plano contém o melhor caminho para que a organização possa alcançar a visão de futuro desejada. Mas como encontrar um consenso sobre o trajeto ideal quando existem diversas formas de chegar a esse destino? Contratar uma consultoria em estratégia é uma ótima opção para as organizações que precisam de ajuda com isso.

Quer entender melhor o trabalho de uma consultoria em estratégia e quais os benefícios de contratar uma? Continue lendo que nós vamos te contar!

Mas, antes de mais nada, vamos alinhar alguns conceitos sobre estratégia empresarial.

Primeiro, a estratégia possui 3 momentos distintos: o planejamento estratégico, a execução da estratégia e o monitoramento da estratégia. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles:

1. Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico define o que a empresa precisará fazer para construir seu futuro e executar a estratégia. Ele é detalhado em um plano com temas e objetivos estratégicos, que direcionam de forma clara e executável as ações e iniciativas a serem realizadas. Essas iniciativas também são conhecidas como projetos estratégicos.

2. Execução da Estratégia
Como o próprio nome sugere, essa segunda etapa consiste em colocar em prática tudo aquilo que foi proposto no planejamento estratégico. Isso só acontece por meio da execução de iniciativas estratégicas, que precisam ser monitoradas para garantir que estão avançando conforme o esperado. Também é essencial implantar um conjunto de processos para verificar a situação dos projetos e assegurar que ações corretivas estejam sendo tomadas.

3. Monitoramento e adaptação da Estratégia
Monitorar a estratégia significa acompanhar os indicadores-chave de desempenho com uma frequência pré-determinada. Caso algum indicador não esteja atingindo a meta, é possível estabelecer ações de recuperação e reavaliar a rota. É preciso considerar que as iniciativas estratégicas planejadas podem não estar gerando os resultados esperados ou não estar avançando como o planejado, e, portanto, podem precisar de ajustes.

Agora que estamos falando a mesma língua em relação à estratégia, vamos entender:

O que faz uma Consultoria em Estratégia?

1. Ajuda a definir uma visão de futuro
A visão de futuro de uma organização é onde ela imagina estar daqui a alguns anos. Em outras palavras, é o “sonho” da empresa. Assim como não é fácil decidir isso na vida pessoal, as organizações também podem ter “crises de identidade”. Nesse sentido, uma consultoria em estratégia pode ajudar a tornar esse processo um pouco mais rápido e esclarecer algumas questões que só alguém experiente e capacitado consegue enxergar!

2. Analisa as condições em que o negócio está inserido
O primeiro passo no planejamento estratégico é entender os fatores que cercam a empresa. Eles podem ser internos (relacionados à própria organização) ou externos (relacionados ao mercado). Uma consultoria em estratégia pode ajudar a identificar esses fatores com mais rapidez, além de perceber elementos que a empresa por si só talvez não notasse. Afinal, é preciso certa experiência em estratégia para captar certos detalhes.

3. Auxilia na elaboração de um plano de execução
Outro papel que uma consultoria em estratégia pode assumir é o de ajudar a construir o plano de execução junto com o cliente. O plano de execução deve conter temas, objetivos, iniciativas e indicadores estratégicos. Não é fácil definir esses elementos, pois existem muitas possibilidades e a escolha errada pode comprometer o futuro da organização.

4. Media reuniões do comitê estratégico
Ser o articulador do planejamento estratégico não é um papel fácil. Afinal, é preciso lidar com um time de profissionais experientes, que podem ser difíceis de conquistar e convencer. Mas todos sabemos que não há planejamento estratégico sem consenso. Portanto, em algum momento, alguém terá que ceder. Um consultor em estratégia possui o conhecimento necessário para ajudar a conduzir as reuniões e garantir o alinhamento necessário entre as partes.

5. Apoia a escolha de metodologias e ferramentas mais adequadas
Talvez essa seja a contribuição mais relevante que uma consultoria em estratégia pode fornecer. É comum que as empresas já tenham uma ideia do que desejam ser e do que precisam fazer para chegar lá. No entanto, a escolha de metodologias e ferramentas é uma prática que requer amplo conhecimento técnico.

Agora que você já sabe como uma consultoria em estratégia pode ajudar, o próximo passo é conhecer os benefícios que ela pode trazer. Confira:

1 Aumento no desempenho organizacional
Com uma estratégia bem elaborada e adequada ao perfil da organização, há mais chances de a empresa obter sucesso em suas atividades. No início, pode ser que o negócio não perceba imediatamente os benefícios da consultoria em estratégia, mas, a longo prazo, isso certamente se confirmará. O aumento progressivo dos resultados é a melhor forma de medir o sucesso da estratégia.

2 Aprendizagem de novos conhecimentos
A contratação de uma consultoria em estratégia é uma ótima oportunidade para aprender novos conhecimentos. Se aproveitada adequadamente, a troca de ideias entre o consultor e o cliente pode ser uma experiência muito enriquecedora. O valor que o consultor traz para a organização está em seu alto nível de conhecimento e experiência, que o torna extremamente capaz de identificar problemas e encontrar as melhores soluções para resolvê-los.

3 Visão externa sem miopia corporativa
No agitado dia a dia da organização, pode não sobrar tempo para refletir sobre questões mais profundas relacionadas ao negócio. O momento da estratégia serve justamente para isso: refletir conscientemente sobre o trabalho que está sendo feito e avaliar se ele está alinhado com a visão de futuro desejada. Muitas vezes, quando olhamos repetidamente para o mesmo lugar, nossa visão pode ficar turva. Nesse sentido, o consultor externo pode atuar como “óculos” e trazer clareza para aquilo que não estamos conseguindo ver.

4 Auxílio na tomada de decisões mais assertivas
Tomar decisões não é fácil, pois envolve escolhas, consequências (sejam elas perdas ou ganhos) e perspectivas. Nesse sentido, o papel da consultoria em estratégia é atuar como aliado do cliente, apoiando e/ou questionando suas decisões. Com esse feedback imparcial, as chances de tomar decisões mais assertivas aumentam consideravelmente.

Ficou interessado em contratar uma consultoria em estratégia? Entenda como funciona o nosso trabalho e como podemos te ajudar. Temos implantado essa metodologia com sucesso há mais de uma década nas empresas que mais crescem no país.

Entre em contato!

Entre em contato com a Eight Consultoria hoje mesmo e comece a jornada para a excelência operacional.

A Eight Consultoria é uma empresa de ação e resultado!
Fale com quem realmente entende de geração de caixa e perpetuação dos negócios!

(31) 2581.1895
(11) 9 9919.1009
contato@eightconsultoria.com

 

Ficamos agradecidos e honrados por sermos eleitos como a consultoria com as melhores soluções de Gestão e Governança Corporativa do Brasil em 2022 pela Wealth and Finance International

Gestão e Governança Corporativa – Eight Consultoria

Gestão e Governança Corporativa - Eight Consultoria

Rua Ministo Orozimbo Nonato, 442 Vila da Serra
Nova Lima, Minas Gerais 34006-053
Brasil
Telefone: (31) 2581-1895
Telefone secundário: (11) 9 9919.1009
Email: contato@eightconsultoria.com
URL: https://www.eightconsultoria.com/
DomingoFechado
Segunda08:00 - 19:00
Terça08:00 - 19:00
Quarta08:00 - 19:00
Quinta08:00 - 19:00
Sexta08:00 - 19:00
SábadoFechado

 

Postagens Recentes

  • Gestão da Diversidade Geracional nas Empresas Familiares

Gestão da Diversidade Geracional nas Empresas Familiares

As empresas familiares enfrentam desafios únicos, e a gestão da diversidade geracional emergiu como uma…

  • Orçamento Base Zero: Uma Abordagem Estratégica para a Gestão Financeira

Orçamento Base Zero: Uma Abordagem Estratégica para a Gestão Financeira

O #OBZ é uma metodologia de gestão financeira que difere significativamente dos métodos tradicionais de gestão orçamentária. Nessa abordagem, todas as despesas devem ser reavaliadas a cada ciclo orçamentário, e cada…