COMO A GOVERNANÇA CORPORATIVA PODE APOIAR O FUTURO DO SEU NEGÓCIO

COMO A GOVERNANÇA CORPORATIVA PODE APOIAR O FUTURO DO SEU NEGÓCIO

Não existe jogo sem regras claras, e a Governança Corporativa cumpre este papel: o de fornecer um conjunto de princípios e regras que, ao serem seguidos, evitam violações éticas, dão autonomia às atividades e melhoram a transparência das informações e a reputação da organização como um todo.

Implantar a Governança Corporativa significa atrair investidores e desenvolver fortes relacionamentos com os clientes. Por visar ao cumprimento de leis e regulamentos, externos e internos à organização, graças à GC, a probabilidade de multas, ações judiciais e ocorrência de atos de natureza ilícita são reduzidas ou até mesmo eliminadas.

As práticas de governança também afetam positivamente o desempenho de longo prazo da empresa. Um dos motivos é que, ao criar e endereçar aos fóruns apropriados de Propriedade (Assembleia e Conselho de Sócios), Gestão (Conselhos e Comitês ligados ao Conselho) e Família (Conselho de Família) as decisões a serem tomadas, em função da sua natureza (se societaria, gerencial ou familiar), a Governança Corporativa estratifica e qualifica o processo decisório, além de criar um arcabouço regulatório que previne não conformidades e antecipa seu tratamento mediante a sua eventual ocorrência.

Existe uma ligação muito forte entre adoção da governança e a rápida tomada de decisões associada a um melhor desempenho. Além disso:

Implantar a governança corporativa significa acesso rápido à informação e uma boa comunicação entre as partes interessadas, o que resulta em melhores resultados corporativos.

A boa governança possibilita a priorização rápida e precisa de ações, algo fundamental para garantir a sustentabilidade da empresa quando ela passar por momentos de tempestades e turbulências econômicas e de gestão pouco previsíveis. Afinal, como a recente crise pandêmica deixou claro, a resiliência corporativa se tornou uma competência muito mais fundamental do que a própria tentativa estratégica de previsão de cenários futuros.

Por fim, ao criar confiança na relação entre a EMPRESA e o MERCADO (financeiro, consumidor, de trabalho, regulador e governamental), o
mesmo retribui, atribuindo um maior valor (VALUATION) ao negócio, que se torna mais atrativo ao capital financeiro e humano (este último, por eliminar “pessoalismos” e trazer critérios objetivos de contratação, promoção e acesso aos incentivos institucionais, algo imprescindível a atração e retenção de talentos humanos, em particular nas empresas fechadas de controle familiar e multifamiliar).

Esses são alguns dos benefícios da adoção da Governança Corporativa.

Rota

Gestão e Governança Corporativa - Eight Consultoria

Rua Ministo Orozimbo Nonato, 442 Vila da Serra
Nova Lima, Minas Gerais 34006-053
Brasil
Telefone: (31) 2581-1895
Telefone secundário: (11) 9 9919.1009
Email: contato@eightconsultoria.com
URL: https://www.eightconsultoria.com/
DomingoFechado
Segunda08:00 - 19:00
Terça08:00 - 19:00
Quarta08:00 - 19:00
Quinta08:00 - 19:00
Sexta08:00 - 19:00
SábadoFechado

Postagens Recentes

  • Estratégias de engajamento dos funcionários nos Treinamentos Corporativos

Estratégias de engajamento dos funcionários nos Treinamentos Corporativos

O engajamento nos treinamentos representa um desafio devido a uma série de fatores complexos. Em…

  • Cultura organizacional e gestão de despesas: como promover uma mentalidade de eficiência e austeridade

Cultura organizacional e gestão de despesas: como promover uma mentalidade de eficiência e austeridade

A cultura organizacional desempenha um papel fundamental na forma como uma empresa aborda a gestão…